Localizado no município de Nova Redenção no Estado da Bahia, em propriedade particular, o Poço Azul é um dos atrativos turísticos da Chapada Diamantina de fácil acesso que é permitido a entrada de criança a idosos e é imperdível para quem gosta de experiências singulares em meio a natureza. Flutuar nas águas azuladas e transparentes do Poço Azul é uma das experiências mais desejadas por quem visita a Chapada Diamantina.
Durante alguns meses do ano, por apenas algumas horas do dia, o sol que entra na gruta Poço Azul, incide nas águas de um azul cristalino formando um incrível feixe iluminado. No fundo deste poço, escondido em meio à matéria decantada, esconde-se um segredo valioso. Trata-se de um depósito de fósseis da megafauna que habitou a América do Sul durante o Pleistoceno, entre 2 milhões e a 10 milhões de anos atrás.
Em 1997, o cinegrafista subaquático Túlio Schargel encontrou por acaso um fóssil de proporções inexistentes na época atual. Descobriu que se tratava da costela de uma preguiça gigante. Oito anos depois em 2005, Túlio voltou ao local para estudar a vida desses grandes herbívoros. Dessa vez, foi acompanhado por uma respeitável equipe de paleontólogos: Castor Cartelle Guerra, da Puc de Minas Gerais; Mauro Chagas, curador do museu da mesma instituição; François Pujos, pesquisador francês de preguiças gigantes dos Andes; e Gerry de Iuliis, pesquisador canadense desses animais do Norte. Eles encontraram um tesouro no fundo do poço azul: só de preguiças gigantes, havia quatro espécies diferentes.
Foram encontrados também fósseis de mastodonte, animal do porte do elefante asiático; um pampatério, espécie de tatu que podia chegar a três metros de comprimento; e fósseis de um texodonte, outro herbívoro de grande porte, semelhante a rinocerontes.
Além do grande depósito de fósseis da megafauna, o Poço Azul é um dos atrativos turísticos mais visitados da Chapada Diamantina; desde 1994, ano em que abriu as portas para os viajantes, recebe turistas do mundo inteiro que vem atrás de repor energia nas águas azuis e de excelente temperatura. Com seus 18 metros de profundidade aproximadamente e 60 metros de extensão; no valor da entrada está incluso o colete para flutuar, então se você não sabe nadar, não tem problema e da máscara para mergulho para ver o fundo.
A experiência de flutuar no poço azul é indescritível e quem já teve esta incrível experiência é grato pela sensação ímpar!
Antes de entrar no poço Azul, somos convidados a tomar uma ducha para retirar creme de cabelo, de corpo, protetor solar e qualquer outro produto que possa “poluir”; depois deste banho, iniciamos uma pequena caminhada que vai até o início da gruta onde teremos vários degraus de madeira até chegar a um platô, onde recebemos o colete para flutuarmos e máscara para mergulho para observar o fundo. Geralmente descem um grupo de no máximo 12 pessoas por ordem de chegada.
Depende da época, mas geralmente são 20 minutos para ficar flutuando no poço. Em alta temporada pode diminuir para 15 minutos e em baixa temporada podemos ficar até mais do que os 20 minutos.
O valor da entrada (05/04/2022) é R$ 40,00 por pessoa e o horário de funcionamento é das 8:00 às 17:00 diariamente. Crianças a partir de 5 anos pagam o valor total.
O ideal é fazer o Poço Encantado no mesmo dia, fica próximo 30 km do Poço Azul, algumas pessoas fazem com a cachoeira do Mosquito que dista 90 km do Poço Azul, porém não é muito aconselhável devido a distância e horário do raio no Poço Azul.
Fuja dos feriados prolongados, geralmente há filas de até 4 horas. De fevereiro a outubro tem a temporada dos raios incidindo na gruta e os melhores meses são junho e julho para visitar e pegar os raios em melhor posição.
Não é necessário ir de tênis, leve roupa de banho, no valor da taxa de entrada está incluso a máscara de mergulho, mas se você possuir uma, leve. Um celular com capa impermeável para tirar excelentes fotos, documento com foto, sapatilha emborrachada para entrar na água caso tenha e toalha. Não precisa protetor solar.
Sim, em época de muita chuva ele enche e ao esvaziar ele ganha uma coloração esverdeada por alguns dias até voltar ao normal.
Saindo de Mucugê a distância média é de 46 km.
Saindo de Lençóis a distância média é de 140 km.
Não use, não é preciso e antes de entrar no poço azul, você será convidado a uma ducha para retirar excessos de cremes de corpo, de cabelo e protetores solares em creme.
Veja também: