No coração da Chapada Diamantina está o Vale do Pati. Considerado a trilha mais bonita do Brasil e da América do Sul, possui três opções para começar e terminar a caminhada, sendo elas: Vale do Capão (recomendada por ser o trajeto menos íngreme), Guiné e Andaraí.
Os roteiros mais comuns pelo Vale do Pati seguem percursos de três a cinco dias, sendo possível chegar a quase 1.400m de altitude, passando por entre vales, montanhas, vegetação densa de mata atlântica e por paisagens incríveis. Entre os atrativos naturais mais conhecidos estão: Cachoeirão por cima, Topo do Morro do Castelo, Mirante do Vale do Pati, Morro do Castelo, o Cachoeirão e a Cachoeira do Funil.
As acomodações acontecem nas casas dos nativos da região, conhecidos como “pontos de apoio”, onde os visitantes se hospedam, tomam banho e fazem refeições. Entre os pontos de apoio mais famosos, estão a casa do Seu Wilson, a casa de Dona Raquel (onde acontece um forró com sanfona de primeira), a Prefeitura, a Igrejinha, a Casa da Dona Leia e a Casa do Seu Aguinaldo e Miguel.
As reservas nas casa de nativos, serão feitas ao comprar o pacote da travessia do Vale do Pati.