Igatu é um distrito do município de Andaraí que, assim como Lençóis, possui uma bela arquitetura herdada do século XIX, resquício da época do Ciclo do Diamante. Chegou a possuir cinema, loja de produtos importados e uma usina de energia elétrica.
A Vila de Igatu, antes chamada de Xique-Xique de Igatu, era um dos lugares mais povoados da região, chegando a 9 mil habitantes, e hoje tem aproximadamente 400 moradores. As ruínas das casas de pedra do distrito integram um Conjunto Arquitetônico, Urbanístico e Paisagístico tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
O museu a céu aberto “Galeria Arte e Memória” é uma das atrações mais importantes do local, responsável por guardar utensílios do garimpo e sediar exposições temporárias. Com seis cachoeiras ao seu redor, Igatu tem infraestrutura turística com pousadas, restaurantes e agências de turismo. Lá são comemoradas as festas de São João, de São Sebastião e o Festival de Igatu.
Igatu também conta com Parque Urbano de Preservação Ambiental, Histórica e Lazer, criado em 2007 para proteger as ruínas do bairro Luís dos Santos e as áreas internas dos afloramentos rochosos da Manga do Céu, situados entre o antigo garimpo do Verruga e a parte norte da subida da Barriguda.