Fundada no auge do garimpo, em meados do século XIX, Lençóis já recebeu o título de “Capital do Diamante”. Uma cidade conhecida como porta de entrada da Chapada Diamantina, destaca-se por atrativos naturais e por um belo conjunto arquitetônico.
Lençóis foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1973 como patrimônio nacional. Quem visita esta cidade, pode contar com excelente infraestrutura de hospedagem e gastronomia variada. De Lençóis também é possível iniciar a grande maioria dos passeios para conhecer toda Chapada Diamantina. Os bares e restaurantes de Lençóis estão sempre movimentados, sendo os mais procurados situados na Rua das Pedras e Baderna, lugares que conferem a Lençóis charme e boemia.
Lençóis é conhecida ainda por estar cercada por parques naturais que abrigam alguns dos principais atrativos turísticos naturais da Chapada Diamantina. O Parque da Muritiba, por exemplo, reúne as piscinas naturais do Serrano, o Salão de Areias, a Cachoeirinha, a Cachoeira da Primavera e o Poço Halley.
O Ribeirão do Meio, um escorrega natural, perfeito para diversão de toda família; belíssimas Cachoeira do Sossego e Cachoeira do Mosquito; o pantanal do Marimbus são alguns outros exemplos de atrativos naturais de Lençóis.
Os festejos do São João (comemorado em junho durante mais de três dias, geralmente) e a Festa de Senhor dos Passos (novena festiva que vai do final de janeiro a 2 de fevereiro) são algumas das datas mais importantes do calendário cultural da cidade.