A Chapada Diamantina oferece diversas opções de roteiro, que variam de um a quinze dias e oferecem pontos turísticos localizados no entorno do Parque Nacional da Chapada Diamantina. São diversas opções de passeios, e principalmente de trilhas!
Caminhando na natureza, temos a opção de seguir por percursos curtos (trilhas curtas), como o Parque Municipal do Serrano, na cidade de Lençóis. Mas quem gosta de aventura, tem opções de percursos longos (trilhas longas), como o Vale do Pati, onde são percorridos, em média, setenta quilômetros em altitude de mais de mil metros e tem duração de, no mínimo, três dias.
Em trilhas mais longas, ou seja, com mais de 8km, como a Cachoeira do Sossego, precisamos estar seguros para atravessar as pedras. Tênis mais leves, como os de corrida, escorregam facilmente, tornando o passeio arriscado. Recomendamos então o uso de Hiking Boots (Botas de Caminhada). Por terem cano mais longo que protege o tornozelo, as botas de caminhada são versões mais seguras dos tênis. Ou as Backpacking Boots que têm solos mais grossos e estrutura mais robusta que as outras botas de caminhada, recomendadas para trilhas com mais de um dia.
É imprescindível que a bota esteja confortável, e quando nova, precisa ser “amaciada” até ir se ajustando aos pés. Portanto, se você está planejando vir para a Chapada Diamantina, adquira desde já a sua bota para trekking e comece a usá-la no seu dia-a-dia para que possa estar perfeita no dia da viagem.
Veja também: Quero viajar sozinha, como começar?