A Chapada Diamantina, localizada no coração da Bahia, a 420 km de Salvador, é um paraíso para os amantes da natureza e do ecoturismo. Com suas inúmeras cachoeiras, grutas, rios e atividades de aventura, oferece uma variedade de passeios que podem durar vários dias e agradar a todos os gostos. Planejar sua viagem para a Chapada Diamantina é essencial, incluindo entender os custos envolvidos. Aqui está um guia completo com os preços das taxas de entrada dos principais atrativos turísticos.
Para uma experiência mais enriquecedora, contratar um guia é altamente recomendável. Eles não apenas contam histórias locais e ajudam na fotografia, mas também orientam sobre os melhores horários para visitar as atrações e garantem a segurança durante os passeios. Em média, o valor de um guia é de R$ 360,00 por dia para um grupo de até 4 pessoas.
Outra dúvida que sempre surge, o que vou precisar levar para os passeios? Portanto fizemos uma listinha básica para você não passar aperto nos passeios na Chapada Diamantina.
Mochila para carregar seus pertences / toalha para se enxugar depois dos banhos de cachoeira, rio ou gruta / documento de identidade / dinheiro para comprar água ou uma lembrancinha / fruta ou biscoito para comer fora de hora / lanterna de cabeça (nem sempre vai usar, mas precisar e não ter é chato) / roupa de banho (geralmente as pessoas já vão vestidas) / Tênis no pé (em alguns locais são obrigatórios o uso, como na Gruta Lapa Doce) / roupas leves para caminhar (você precisa de movimento) / protetor solar / repelente de insetos / agasalho leve, daqueles que cortam o vento / capa de chuva / chinelo para descansar os pés / celular ou máquina fotográfica para fotografar sua viagem / Chapéu ou boné para evitar o sol no rosto / Óculos escuros / remédio de rotina / sacola plástica para trazer seu lixo para ser descartado em uma lixeira e água para beber.
Em alguns atrativos da Chapada Diamantina, não há pontos de apoio para venda de alimentos ou bebidas, como na Cachoeira do Sossego, Águas Claras e Cachoeira do Pai Inácio. Em outros, como a Cachoeira do Mosquito e a Fazenda Pratinha, é proibido levar alimentos. Portanto, planeje-se com antecedência e informe-se sobre as regras específicas de cada local.
Organizar sua viagem para a Chapada Diamantina com essas informações permitirá uma experiência inesquecível e sem contratempos. Aproveite ao máximo este paraíso natural!
Valores informados dia 22/07/2024, poderão sofrer alterações sem prévio aviso.
Escrito por Flávia Brivio.
Veja Também: