A Chapada Diamantina é bastante conhecida por sua paisagem encantadora, mas além da vista de morros e cachoeiras, há ainda muito beleza no mundo subterrâneo desta região. Cheia de grutas com grandes salões subterrâneos, onde é possível caminhar por horas seguidas, neste ambiente misterioso já foram encontrados pinturas rupestres, espécies animais únicos e até mesmos o fóssil de uma preguiça gigante de 4,5 metros.
Esqueletos pré-históricos – Pelo menos 14 espécies de animais tiveram fósseis resgatados a 15,5 m de profundidade na caverna do Poço Azul, localizado no município de Nova Redenção. Entre eles, o esqueleto quase completo da preguiça terrícola: um mamífero herbívoro que viveu nesta região cerca de 11 mil anos atrás e chegava a medir 6 m de comprimento. Impressionante, não é mesmo?
Flor geológica – Já no município de Iraquara, está a nona maior gruta do Brasil e uma das mais ornamentadas da região: a Torrinha, com suas pinturas rupestres, diversas curiosidades geológicas e impressionantes 12,5 Km de extensão. A caverna abriga, também, a segunda maior flor de aragonita (formações semelhantes a flores de vidro) de todo o mundo. Um lindo símbolo do mundo subterrâneo da Chapada Diamantina.
Peixe pequeno, grande descoberta – Outra curiosidade é um peixe raro de apenas 4,5 cm em média, mas de enorme importância para a ciência. O bagre albino habita a lagoa de algumas cavernas, entre elas o Poço Encantado, localizado em Itaetê. Cego, este peixe se guia por três antenas e alimenta-se dos detritos encontrados na gruta. Por ter se desenvolvido em ambiente isolado de outras espécies, o peixe é pode fornecer importantes informações sobre a evolução das espécies e adaptação.
A grande maioria das grutas da Chapada Diamantina está concentrada nos municípios de Palmeiras e Iraquara e possuem quilômetros de extensão, formando verdadeiros mundos subterrâneos. Dentre as que estão abertas a visitação, as principais são: Gruta do Lapão (Lençóis), Gruta do Castelo (Vale do Pati), Gruta da Lapa Doce (Iraquara); Pratinha, Gruta Azul e Gruta do Rio Pratinha (Fazenda Pratinha, em Iraquara); Torrinha (Iraquara); Gruta da Fumaça ou Fumacinha (Iraquara), Poço Azul (Nova Redenção), Lapa do Bode (Itaetê) e Poço Encantado (Itaetê).