Os apaixonados por viagens, não podem saber de um feriado prolongado e já correm para pesquisar qual destino desbravarão, não é mesmo?
A Chapada Diamantina tem sido um dos locais bem procurados durante os feriados prolongados, a praça principal de Lençóis (Horácio de Matos), a rua da Baderna e a rua das Pedras ficam bem movimentadas, pois é onde se encontram os restaurantes da cidade com música ao vivo, comidinhas deliciosas e bebidas geladinhas, ideal para um bom bate papo e curtição depois dos passeios pelo destino.
Mas afinal o que fazer no feriado prolongado na Chapada Diamantina, aproveitando o máximo? Esta é uma das perguntas que mais recebemos quando um feriado prolongado estar por vir, então vamos enumerar o que fazer durante o feriado na Chapada Diamantina aproveitando o máximo:
1) Conhecer o Parque da Muritiba em Lençóis, este passeio pode ser feito em meio período, somente pela manhã ou somente a tarde, contrate um guia, não é obrigatório, mas é essencial para uma melhor experiência.
2) Deguste das delícias dos restaurantes ao ar livre, nas mesinhas que ficam na rua.
3) Evite os atrativos que recebem muitas visitas e formam filas no período, como Poço Azul e Poço Encantado, durante os feriados prolongados as filas podem te fazer esperar por até 4 horas ou correr o risco de não conseguir visitar. Mas se for muito do seu interesse, vá cedo, não há como fazer reservas antecipadas.
4) Visite a fábrica de doces em Campos de São João, você vai experimentar e poderá comprar doces caseiros e saborosos, com frutas locais.
5) Atrativos turísticos como o morro do pai Inácio, Pratinha, Poço do Diabo e cachoeira do Mosquito, vá no contrafluxo, por exemplo, todos querem ficar para o entardecer no Morro do Pai Inácio, escolha ir pela manhã, assim terá mais liberdade para as fotos e apreciação do atrativo.
6) Há atrativos turísticos na Chapada Diamantina, pouco conhecidos, portanto não enchem durante o feriado, tais como Cachoeira do pai Inácio, criação de abelhas sem ferrão, sítio das frutas vermelhas, Serra das Paridas, Cachoeira Encantada, o que acha de priorizar estes atrativos durante o feriado prolongado?
7) Há também atrativos muito conhecidos mais que exigem reserva, portanto não sofrerá com filas, ou com excesso de pessoas, como a magnífica Cachoeira do Buracão e a mais bela de todas as travessias do Brasil o Vale do Pati.
8) As atrações turísticas da Chapada Diamantina com nível elevado de esforço físico também não costumam ficar lotadas, é o caso da Cachoeira da Fumacinha.
9) Visitar a parte cultural de outras regiões da Chapada Diamantina também é muito bom no período de feriados prolongados, a feira no Vale do Capão, cemitério Bizantino em Mucugê e Igatu a cidade de pedras.
Agora que você já sabe o que fazer durante o feriado na Chapada Diamantina, aproveite os próximos feriados para organizar a sua viagem e seja bem-vindo ao paraíso do ecoturismo e turismo de natureza do Brasil. Para a sua melhor experiência contrate uma agência de turismo com experiência em logística e operação de passeios, Chapada Adventure Daniel é uma delas.
Escrito por Flávia Brivio