Festa do Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos (BA)
Uma procissão de louvor, que esbanja alegria e expressa o agradecimento dos garimpeiros pela proteção de seu padroeiro: trata-se da Festa do Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos, que acontece entre os meses de janeiro e fevereiro em Lençóis, na Chapada Diamantina (BA).
A festa ocorre de 23 de janeiro a 3 de fevereiro, anualmente, em Lençóis, cidade tombada pelo Iphan desde 1973. Ela se inicia com a lavagem das escadarias da Igreja de Nosso Senhor dos Passos pelas Baianas, com água de cheiro e flores, no dia 23, seguida pelo período de novena e com sua culminância na missa solene e procissão de Nosso Senhor dos Passos pelas ruas do centro histórico, no dia 2 de fevereiro. Ela termina com a bênção aos garimpeiros na Sociedade União dos Mineiros, no dia 3 de fevereiro.
Os festejos em louvor a Nosso Senhor dos Passos em Lençóis revestem-se de caráter único, com diferenças marcantes em relação a outros congêneres no país. A primeira é a data da comemoração, dia 2 de fevereiro, que nada tem a ver com o calendário litúrgico da Igreja, porém marca a chegada da imagem de Senhor dos Passos a Lençóis, em 1852. Após um longo percurso marítimo e fluvial, de Portugal até Salvador, a imagem seguiu até Cachoeira, no Recôncavo Baiano, de onde percorreu Rio Paraguaçu, e depois pelo Rio Santo Antônio, até o porto fluvial a cerca de doze quilômetros de Lençóis. Consta que a imagem foi recepcionada e levada em procissão pelos garimpeiros até a cidade, onde foi erigida em 1855 uma Capela para abrigá-la.
Outra diferença significativa singulariza os festejos do Senhor dos Passos, padroeiro dos garimpeiros de Lençóis: não se trata de procissão fúnebre, mas de louvor alegre e exaltado. A procissão é acompanhada de marchas e dobrados alegres. As duas canções mais executadas, o Hino de Senhor dos Passos e a Canção do Garimpeiro, transmitem regozijo e animação. A festa é um momento de agradecimento e dádiva, e não de meditação dolorosa. Durante a época do garimpo, era o momento dos garimpeiros expressarem o agradecimento ao padroeiro pela proteção e pela sorte em encontrar os diamantes.
Foto e texto retirados do site do Iphan.