Escrito pelo jornalista Leonardo Vasconcelos, do blog Mochileo.
Entre as várias atividades para se fazer na Chapada Diamantina, na Bahia, uma das que não podem deixar de ser feitas é contemplar o principal cartão postal da região: o Morro do Pai Inácio. E contemplar é um termo bem apropriado já que é de lá onde se pode admirar o mais bonito e famoso pôr do sol da área. É um dos passeios obrigatórios e fáceis de serem feitos seja sozinho ou combinado com outros na redondeza, como o das grutas da Lapa Doce e da Pratinha.
Não importa onde esteja. Basta apenas quando o fim de tarde começar a se desenhar você ir em direção ao morro. O acesso é fácil pela BR-242 e a subida, apesar de exigir um pouco de fôlego, não é difícil. São aproximadamente uns 300 metros de trilha, algumas partes com degraus, feita em cerca de 20 minutos. Esforço plenamente recompensado ao se chegar no topo e se deparar com um vasto e imponente cenário. De lá se pode observar o morro do Camelo e dos Três Irmãos.
Ao caminhar pelo local fique atento e não deixe de identificar e registrar uma pequena pedra em formato de coração bem conhecida por lá. Os guias sempre ajudam. Também visite o cruzeiro situado em uma das pontas do morro. Depois é só ter o “trabalho” de escolher um lugar para sentar e sentir a paz de um crepúsculo inesquecível.