A Chapada Diamantina tem recebido destaque no ramo da cervejaria artesanal. As cervejarias locais têm sua produção baseada em ingredientes orgânicos e regionais selecionados que, aliados ao processo de fermentação lenta e sem conservantes, garante a qualidade da cerveja produzida na região. Dentre as mais famosas estão:
Cavalo do Cão – Produzida no Vale do Capão. Tipos: Trigo (frutada e refrescante, com sabor de banana e cravo), Imperial Stout (escura, com forte sabor de chocolate) e Pilsen (com o amargor proveniente de variedades nobres dos lúpulos alemães).
Sincorá – Produzida em Lençóis. Tipos: Equinócio Ipa (encorpada), Session Ipa (Refrescante) Orange Pale Ale (Aromática) e Espresso Stout (intensa, feita com grãos de cafés da Chapada Diamantina).
Chapada – Produzida em Lençóis. Tipos: Wit Bier (cor clara, refrescante, aroma cítrico), American Pale Ale (cor cobre clara, aroma floral e frutado), Belgian Blond Ale (cor dourada clara, levemente frutada) e India Pale Ale (cor âmbar, mais amarga e aromática).
Cangaceira – Produzida em Mucugê. A Cangaceira é uma cerveja do tipo Weissbier, a mais conhecida entre as cervejas produzidas pela Matt Bier, que conta também com dois outros tipos: Carcará (American stout) e Quebra Cangalha (IPA).
Pronto, agora que você já sabe que além dos atrativos naturais da Chapada Diamantina, tem também cerveja artesanal, é só escolher a data e viajar para este destino incrível!