SEGURANÇA:
COM A GENTE A SUA PREOCUPAÇÃO VAI SER ESCOLHER OS PASSEIOS E CURTIR A CHAPADA DIAMANTINA:
Implementamos normas de segurança desde a nossa fundação. Nosso compromisso é manter a segurança em todas as atividades, tendo como referência as boas práticas e a melhoria contínua de pessoas, equipamentos, serviços e processos.
Diretrizes de Segurança Chapada Adventure Daniel:
Cuidado com o Meio ambiente: Buscamos minimizar os impactos ambientais e sociais negativos de nossas operações, fomentando e promovendo conduta consciente em ambientes naturais e o desenvolvimento sustentável da região.
Equipe Engajada: Uma equipe engajada com os princípios da agência trabalha mais feliz e realiza a missão de encantar os viajantes. Temos reuniões para ouvir as demandas dos colaboradores, demonstração de resultados e incentivos como viagem em grupo e confraternizações. Valorizamos a mão de obra local.
Grupos reduzidos: Nossos grupos são de no máximo 14 pessoas com 02 guias experientes, nativos ou que moram na Chapada Diamantina a mais de 10 anos.
Informações ao turista: Os viajantes encontrarão informações das atividades em nosso site, como percurso em carro, percurso a pé, os desafios, o nível de esforço físico e ainda poderá contar com agentes de viagens de domingo a domingo à disposição por whatsapp, e-mail e telefone fixo.
Legislação: Atendemos à Legislação incluindo as áreas do turismo, ambiental e trabalhista, na esfera Municipal, Estadual e Federal.
Melhoria contínua: Comprometimento com a melhoria contínua das atividades operadas.
Seguro de acidente pessoal: Contratamos seguro de acidente pessoal para todos os viajantes que nos enviam as informações solicitadas e guias, durante os passeios.
Termo de Responsabilidade: Elaborado por profissionais na área, é um documento que todos os viajantes recebem junto com o voucher de confirmação dos passeios, para informar os riscos e as responsabilidades inerentes a prática de turismo de natureza e aventura.
Transporte: Assegurados pelas melhores empresas do país, frota nova e revisada periodicamente conforme exigência da concessionária e legislação vigente, limpo e higienizado a cada serviço.
Treinamento de equipe: Uma equipe treinada e certificada promove com qualidade e segurança as atividades.
Sobre o Seguro de Acidente Pessoal:
O seguro visa cobrir em caso de acidentes, despesas médico-hospitalares que possam vir a acontecer durante a prática das atividades. Cujo objetivo é a preocupação com a segurança dos viajantes e guias. Não há cobrança de taxas aos viajantes e em caso de não contratação por falta de informação dos dados do viajante, não há valores devidos e nem a devolver.
Coberturas do Seguro:
Despesas médico-hospitalares: Até R $3000,00 (três mil reais), com notas fiscais comprobatória do serviço médico hospitalar.
Indenização por morte ou invalidez: Até R $30000.00 (trinta mil reais).
Não cobre transporte até o hospital, não cobre remédios ainda que receitados pelos médicos, não cobre alimentação e itens que não estejam em despesas médico-hospitalares. Estas outras despesas são por conta do viajante.
Riscos e Acidentes:
A Chapada Diamantina possui uma grande diversidade natural que contribui para o turismo de natureza e aventura. São várias atividades como caminhada, tirolesa, rapel, trekking, travessia de gruta, entre outras que nos levam a desfrutar da natureza, além de exigência física, os viajantes precisam se atentar aos riscos e perigos que podem encontrar. Listamos alguns riscos e perigos abaixo:
Arranhões de galhos de árvores.
Bolhas nos pés.
Desidratação e queimadura de sol.
Hipotermia.
Inundações, enxurradas.
Lesões causadas por animais, cobras e insetos.
Lesões de escorregões e quedas.
Pedras escorregadias.
Queda de pressão, fadiga e exaustão.
Dicas de segurança em turismo de natureza e turismo de aventura:
Você sabia que mais de 85% dos acidentes em ambiente natural poderiam ser evitados? Que em grande parte acontece por imprudência, negligência, imperícia, falta de planejamento e a falta de um profissional acompanhando? Por este motivo listamos dicas de segurança, com a intenção de evitar acidentes e ou incidentes:
Alimente-se de forma equilibrada.
Amacie seu tênis ou bota, use antes da trilha.
Beba água.
Caso vá sozinho, avise na pousada o que estará fazendo.
Conheça e respeite seus limites.
Contrate o serviço de uma agência referência no destino.
Evite andar sozinho nas trilhas.
Evite peso excessivo na mochila.
Evite uso de bebidas alcoólicas e drogas.
Fique de olho no clima.
Leia o descritivo dos passeios, dia a dia, veja quais são os desafios, quantidade de quilometragem a ser percorrida, tire todas as dúvidas, informação é a dica mais preciosa.
Mantenha as mãos livres, nada de caminhar com celular, máquina fotográfica ou outro ítem nas mãos.
Não salte e nem pule nos rios e cachoeiras.
Ninguém melhor do que seu médico para lhe avaliar clinicamente.
Pratique atividade física regularmente.
Tenha um sono reparador antes das trilhas, principalmente antes das mais longas.
Use camisas e chapéus com proteção UV.
Use e abuse de material de apoio como mochila com fechamento na barriga e cajados.
Leia também:
09 dicas para a curtir o Parque da Chapada Diamantina cuidando da natureza:
Turismo Responsável, pratique!