O São João é a maior festa da região Nordeste, especialmente comemorada nos interiores dos estados, inclusive na região da Chapada Diamantina – BA. As tradicionais quadrilhas, brincadeiras e barracas com comidas típicas estão presentes em Lençóis, Vale do Capão, Mucugê, Itaberaba, Ibicoara, Morro do Chapéu, Piatã, Barra da Estiva, Itaetê e Campos de São João.
A programação costuma seguir as tradições regionais, contando com apresentações de dança, quadrilhas, sanfoneiros, artistas locais, bandas de forró, alvoradas, cavalgadas e rezas devocionais a Santo Antônio, São João e São Pedro. O forró pé de serra é o principal tipo de música da festa, pois é parte da cultura nordestina e elemento fundamental para animar o “arrasta pé”.
Nesta época do ano costuma fazer um friozinho na região da Chapada Diamantina, então caldos, canjica, quentão e licores, além de apetitosos, são boas opções para esquentar a noite. A famosa fogueira junina também não pode faltar, pois além de aquecer, ilumina e completa o cenário das noites de festa.
As festas juninas são manifestações culturais que costumam mobilizar toda a comunidade, que se prepara com antecedência para a festa. É o que acontece em Campos de São João, distrito pertencente ao município de Palmeiras, onde os moradores realizam festival de tortas e outros pequenos eventos com o propósito de arrecadar dinheiro para fazer a festa; Em Lençóis e Mucugê a população coloca cortinas em suas janelas, enfeitam as ruas, fazem várias fogueiras, quase que uma em cada esquina e suas quadrilhas ensaiam meses antes para realizar o tão sonhado Festejos Juninos.
Os viajantes que procuram viajar neste período para a destino, além de conhecer a cultura local, fazem os passeios, conhecem as cachoeiras e os principais atrativos turísticos da Chapada Diamantina, consulte os nossos pacotes de passeios e aproveite as paisagens naturais exuberantes sem deixar de curtir a encantadora e diversificada cultura nordestina.
Veja também: