A Chapada Diamantina é um lugar encantador pelas suas paisagens naturais, cultura fascinantes e também pela sua gastronomia diversificada e experimental. As comidas típicas da região carregam muita história e tradição dos garimpeiros, além de valorizar a cultura nordestina e os alimentos orgânicos produzidos no local.
Um dos pratos mais famosos do Restaurante Quilombola, essa receita típica da Chapada Diamantina foi criada pelos garimpeiros e trata-se de um ensopado feito com carne de sol e banana-verde, acompanhado de arroz, feijão, farofa e salada. Vale a pena experimentar!
Vai ao Vale do Capão? Não deixe de experimentar o famoso Pastel de Jaca! O recheio do pastel é feito de palmito de jaca, que é o broto da fruta verde que assemelha-se ao palmito. Além do pastel, o palmito também é utilizado na gastronomia local no recheio de outros tipos de salgados e também no preparo de moquecas.
No Vale do Capão você também encontra uma das pizzas mais deliciosas e famosas da Chapada Diamantina. Trata-se de uma pizza artesanal e de massa integral servida na Pizzaria Capão Grande, cujo cardápio apresenta apenas 2 sabores: pizza salgada e pizza doce. Uma dica: experimente o mel com pimenta, um mel levemente apimentado e de produção local, que acrescenta um sabor especial às pizzas!
Passada de mãe para filha, a fábrica de doces D’Afra existe desde 1953, em Campos de São João, distrito de Palmeiras, na Bahia. Em um casarão de mais de 200 anos são feitos mais de 10 sabores e tipos de doces artesanais diferentes.
No coração do Parque Nacional da Chapada Diamantina, o Vale do Pati atrai turistas de diversos lugares do Brasil e do mundo pela beleza exuberante, mas além das trilhas encantadoras lá você encontra um dos mais famosos pratos típicos da região: a galinha caipira cozida, tradicionalmente acompanhada de pirão.
Localizada em Lençóis, a doceria Pavê e Comê oferece doces caseiros há mais de 20 anos. São pavês, sorvetes, bolos e cafés bem servidos pela proprietária Dona Sônia, que além de ser uma doceira de mão cheia ainda é super atenciosa e simpática com os clientes.
A base deste prato típico da época do garimpo é carne de sol frita e junto com bastante tempero e farinha de mandioca se torna uma farofa, que depois é prensada como uma paçoca.
A palma é um tipo de cacto muito comum no semiárido nordestino, com alto valor nutricional, utilizada para alimentar animais e em diversos pratos da culinária local. Um dos mais famosos é o cortado de palma, que é um refogado feito com a palma cortada em pequenos cubos, servido como acompanhamento de diversos pratos regionais.